O Projeto Sementeira realiza o atendimento gratuito de crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem. Conta com equipe multidisciplinar, formada por profissionais especializados em atendimentos individual, em grupo e para orientação escolar e familiar.Com a crença de que nossas crianças são as sementes do mundo, o projeto objetiva cuidar das crianças e adolescentes, fortalecendo vínculos, estimulando suas potencialidades, sempre para uma sociedade melhor.

O Projeto Sementeira é uma iniciativa da Associação Beneficente Instituto Francis.

História

O Projeto Sementeira, iniciado em 2015, originalmente buscou atender crianças com necessidades de reforço escolar nas áreas de Linguagem, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, dentro de uma abordagem de fortalecimento de vínculos.

No decorrer das atividades e em contato direto com as instituições de ensino, órgãos públicos e profissionais da saúde verificou-se a grande incidência de crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem (sintoma gerado por Transtornos de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH, Dislexia, Discalculia, entre outros) em Santo André.

A intervenção nas dificuldades de aprendizagem requer acompanhamento multidisciplinar adequado, através de profissionais especializados e habilitados que atuem no atendimento específico de cada criança ou adolescente, de forma a auxiliar no desenvolvimento do processo de aprendizagem.

Por se tratar de atendimento especializado, de custo elevado e nem sempre acessível na rede pública, surgiu a necessidade do Projeto Sementeira focar sua proposta de atendimento para suprir essa demanda gratuitamente.